No Dia do Sorvete descubra como surgiu a sobremesa no mundo

Publicado:2021-09-08 11:47:09

Você conhece a história do sorvete, do picolé e do gelato italiano? Essas são sobremesas geladas amadas por todos os públicos, afinal, quem não gosta de se refrescar no calor? Continue a leitura e conheça a história dessas delícias, como surgiram, como se popularizaram e algumas curiosidades de cada um. Vamos lá!

 

História do Sorvete

É muito difícil saber a origem exata do sorvete, porém, com estudos e dados históricos, somos levados até a China há mais de 4 mil anos atrás. Vamos voltar ao século I, quando o Imperador Romano Nero que apreciava uma mistura de neve, gelo trazido das montanhas para a Roma e coberturas de frutas. Era um sobremesa típica das elites daquela época, mas, como foi dito, foi na China que surgiu o sorvete parecido com o que temos hoje.

 

Entre os anos de 618 e 697, o Imperador chinês King Tang misturava uma base de leite de arroz com gelo. Mas, também foi popularizada entre a nobreza e a elite da época, já que leite era um produto caro naquele período.

 

Mas como uma receita de arroz, leite e neve percorreu o mundo todo? Essa receita começou a se popularizar quando o veneziano Marco Polo, em sua viagem à China em 1271, encontrou essa variedade de cremes congelados de leite, frutas e receitas de sorvete. Pelo fato de ser um "segredo! do país, não saiu de lá até meados do século XVI, quando foi levado para Paris e, assim, chegou a Europa.

 

Em seguida, o sorvete começou a se popularizar e Procopio Cutò inaugurou em Paris a primeira sorveteria do mundo no ano de 1686. A partir daí surgiram novas misturas geladas com leite e outros ingredientes, mas produzir o sorvete não era lago tão fácil assim. A falta de tecnologias, técnicas e falta de opções no mercado tornaram a venda de sorvete um pouco mais difícil.

 

Mas, mesmo com as dificuldades, o sorvete encantou o paladar de muitas pessoas e em um curto período de tempo já havia várias sorveterias no país.

 

Em 1851, o leiteiro Jacob Fussel abriu em Baltimore a primeira fábrica de sorvetes nos Estados Unidos, produzindo em grande escala e, logo em seguida, foi copiado por outros em Washington, Boston e Nova York. Com isso, o sorvete se popularizou ainda mais no mundo todo.

 

A primeira sorveteria brasileira foi criada em 1835, quando um navio americano chegou ao Rio de Janeiro com toneladas de gelo e dois comerciantes compraram esse carregamento e iniciaram sua venda de sorvete de frutas. Logo essa sobremesa se tornou popular por aqui e foi ganhando o coração dos brasileiros.