Como surgiu o açaí? Conheça a lenda da origem do alimento no Brasil!

Publicado:2021-06-09 10:43:59

As lendas são uma junção de fatos reais e históricos com fatos fictícios frutos da imaginação popular. Elas são passadas oralmente de geração para geração. A lenda do açaí faz parte de nosso folclore brasileiro, ela é uma lenda indígena originária da Região Norte do Brasil. Continue a leitura para conhecer a lenda da origem do açaí!

 

A lenda do açaí: origem da fruta

Há muito tempo atrás, havia uma tribo indígena localizada na Floresta Amazônica, onde sua população teve um grande aumento, o que gerou uma escassez de alimento. Diante da gravidade da situação, o cacique da tribo, Itaki, decidiu que toda criança recém-nascida deveria ser sacrificada. Dessa forma, não faltaria comida para os mais velhos, que eram considerados mais úteis para o bem comum da tribo.

 

Entretanto, Itaki também teve que sacrificar sua neta recém-nascida, o que causou grande sofrimento em sua filha Iaçã. Sofrendo pela perda de sua filha, Iaçã chorava dia e noite pedindo ao deus Tupã, o deus do trovão, que trouxesse uma solução para a fome.

 

Em uma noite de lua cheia, Tupã, com pena de Iaçã, atendeu seu pedido. Enquanto Iaçã chorava, ela escutou o choro de uma criança do lado de fora de sua oca. Ao sair, viu sua filha sorrindo para ela, sentada ao lado de uma palmeira alta. Ao correr para abraçá-la, a criança desapareceu como mágica. Inconsolável, Iaçã abraçou a palmeira e chorou até morrer de tristeza.

 

No dia seguinte, o cacique encontrou o corpo da filha abraçada à árvore, com os olhos voltados para o alto da palmeira. Quando o cacique olhou, viu pequenos frutos escuros e pediu que colhessem e amassassem esses frutos. O resultado foi um suco grosso e nutritivo que alimentou toda a tribo.

 

Itaki, sábio cacique, reconheceu a benção que recebeu. Assim, para homenagear sua filha, deu o nome da fruta de "açaí", que é "Iaçã" ao contrário, e em tupi significa "fruta que chora". Após isso, o açaí foi usado como alimento em todas as tribos da Amazônia, e, segundo a lenda, os indígenas nunca mais passaram fome.

 

Interessante, não é? Esperamos que tenha gostado e que continue acompanhando nosso site para mais conteúdos!

 

Post Relacionados

Gelato e sorvete: Qual a diferença entre eles? Descubra agora!

Acredita-se que o sorvete tenha surgido há mais de 3 ...

Programa de recompensa: Faça na sua sorveteria

Um programa de recompensa para a sua sorveteria é uma ...

7 sabores de sorvete diferentes que você vai adorar conhecer

  Flocos, chocolate, morango e creme são sabores de sorvete bastante ...

Conheça a Máquina de Sorvete, Açaí e Frozen Yogurt M20L ...

Se você tem o sonho de empreender e precisa de ...

Abra seu negócio em 2019: Confira as condições especiais da ...

  A Sorvetec é uma marca do Grupo Multivisi especialista em ...

Máquina de açaí: saiba a lucratividade e ganhe dinheiro

O açaí se tornou uma das sobremesas mais queridas e ...

3 receitas de gelato para inovar na sua sorveteria

  O Gelato é uma novidade que chegou ao Brasil recentemente ...